(vulgarmente designada por desvitalização)
A polpa dentária está localizada no interior do dente, é constituída por vasos sanguíneos e nervos, e é responsável pela nutrição e sensibilidade dos dentes.
A endodontia, também designada por desvitalização, é necessária quando a polpa dentária se encontra inflamada, devido a traumatismo/fractura dentária ou cáries extensas.
Estas situações podem provocar dor espontânea, sensibilidade nos dentes quando expostos ao frio ou calor, desconforto ao mastigar e ainda formação de abcesso na raíz do dente, frequentemente acompanhado de uma fístula na gengiva (pequena bolha de “pus”).
Na nossa clínica, a desvitalização é efectuada com recurso a técnicas e equipamentos avançados de endodontia mecanizada e não manualmente, o que permite maior sucesso no tratamento.
Durante este procedimento o médico dentista pode necessitar de usar lupas cirúrgicas ou microscópio ótico, para maior precisão no tratamento endodôntico.
Além de tratar a patologia da polpa, a desvitalização do dente permite a sua posterior restauração e recuperação funcional e estética.
Atualmente um dente desvitalizado e restaurado, pode ter uma durabilidade muito semelhante a um dente natural saudável.